Galeria

CRESCIMENTO E EDIFICAÇÃO – Salmo 122:1 – Vamos À Casa Do Senhor – 22 de janeiro de 2022

TEMA: “VAMOS À CASA DO SENHOR” – 22JAN22. 

TEMA: SALMO 122:1

SL. 122:1 – ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM: VAMOS À CASA DO SENHOR. 

SIGNIFICADO DA PALAVRA IGREJA

DICIONÁRIO: s. f. 1. Templo dedicado ao culto cristão. 2. Conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e sujeitos aos mesmos guias espirituais. 

BÍBLICO:

  • A palavra grega ecclesia é normalmente traduzida como “igreja”. No mundo grego, “igreja” designava uma assembleia de pessoas ou reunião.
  • Igreja é um grupo de pessoas que se reúnem para aprender sobre Deus e adorá-Lo, sempre; 

NASCIMENTO DA IGREJA CRISTÃ

  • Quando a igreja se iniciou em Jerusalém, os fiéis se reuniam nos lares para comunhão e adoração. Para ouvir os ensinamentos dos apóstolos e para celebrar a Comunhão (“o partir do pão”).
  • Mt. 16:18 –Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 

O QUE ENTENDEMOS POR IGREJA: 

  • Edificação: Prédio, construção;
  • Organização: Pessoas reunidas com a mesma finalidade.
  • Congregação: Em muitas passagens, como em I Cor. 14: 19, 28, 35, Paulo se refere a igreja como uma reunião de fiéis que formam uma congregação local. Com frequência, se refere à localização específica de uma congregação cristã. Mt. 18:17, Atos 5:11, I Cor. 4:17 e Fl. 4:15,
  • Organismo: É a Igreja invisível Ef. 1:22-23 – 22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
  • Paulo é o único dentre os escritores do Novo Testamento a falar da igreja como corpo de Cristo ( Rm. 12:5; Ef. 1:22-2, 4:12; I Cor. 12:12-13). O pensamento de Paulo pode ter duas explicações:

a) A experiência da estrada de Damasco. Conforme relatos no livro de Atos, Jesus se identifica com seus discípulos perseguidos (Atos 9:3-7, 22:6-11, 26:12-18). Na perseguição aos primeiros cristãos, que formavam um corpo, Paulo estava de fato lutando contra o próprio Cristo.

b) O conceito hebreu de solidariedade. Paulo era hebreu de hebreus (Filipenses 3:5) e nesse contexto, o indivíduo é totalmente considerado parte de uma nação, não tendo via real isolada do todo. Ao mesmo tempo, todo o povo pode ser representado por um indivíduo.

  • Assim, todas as funções do corpo têm seu lugar exato. Divisão no corpo (isto é, na igreja) revela que há algo doente nele. Por diversas vezes Paulo exortou o “corpo de Cristo” à unidade.

UNIDADE DA IGREJA 

  • Opiniões diferentes, mas respeito mútuoFl. 2:3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
  • Identificarmos com Ela. Sl. 133:1 – Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
  • Louvar a DeusSl. 111:1 – Louvai ao Senhor. De todo o coração darei  graças ao Senhor, no concílio dos retos e na congregação.
  • Receber e dar estímulosHb. 10:24 – 24Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
  • Admoestação de um para com o outro Hb. 10:25 – Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

DEVERES DOS CRISTÃOS 

a) Aceitar Jesus como Salvador e Senhor, ser batizado nas águas por imersão, aceitar as doutrinas bíblicas, como normas de sua fé e conduta;

b) Procurar conhecer a Deus, como revelação por Jesus Cristo, adorá-lo em espírito e verdade, e viver sob sua constante orientação;

c) Testemunhar perante o mundo sua nova vida em Cristo, e como embaixador de Deus, anunciar com ousadia a mensagem do Evangelho.

d) Aceitar e observar em sua vida as normas de comportamento, não dando escândalo à igreja segundo a doutrina que lhe foi inteirada, e sendo leal a sua denominação, e tudo fazendo pela grandeza do reino de Deus, isto sem menosprezar outras denominações cristãs que laboram na seara do Senhor;

e) Frequentar assiduamente aos cultos semanais, e também à escola bíblica; entregar com fidelidade os seus dízimos os quais pertencem ao Senhor, contribuir com ofertas generosas para obra de Deus;

f) Trabalhar com amor e alegria na causa do Senhor, manter boa disposição para orar e ajudar na Igreja aos irmãos carentes, considerar aqueles que trabalham no ministério;

g) Quando convidado a fazer visitas a irmãos na fé e ajudá-los em suas necessidades de auxílio espiritual, estar sempre pronto, pois isso faz parte da obra de Deus.

HONRA A  QUEM TE HONRA 

  • At. 20:28 – Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
  • I Tes. 5:12-13 – 12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.
  • 1 Tm. 3:7 – É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo.
  • 1 Tm. 5:17 – Os presbíteros que fazem um bom trabalho na igreja merecem pagamento em dobro, especialmente os que se esforçam na pregação do evangelho e no ensino cristão.

CONCLUSÃO 

  • Ap. 3:15-16 – 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

Que Deus nos abençoe, poderosamente.

Pr. Davidson Freitas.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.