TEMA: FAMÍLIA. PROJETO PERFEITO DE DEUS – 18MAR23.
TEXTO: (Lc. 15:11-32)
Introdução
“…Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremos-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado…” (v. 22-24).
A parábola contada por Jesus retrata uma realidade que rompe os tempos, e chega até nossos dias; mais atual do que nunca. Uma família que é abalada pelo desvio de um dos filhos, que decidi sair de casa e fazer as coisas conforme sua própria vontade. Com essa atitude, ele quebra princípios espirituais. Desobedece o seu líder (seu pai), sai de baixo da benção e proteção da autoridade dele, pedindo sua emancipação, rompendo desta forma alianças familiares de uma vida inteira. O coração do pai partiu. A rebeldia instalada no coração daquele filho, certamente trouxe infelicidade para aquela família. O filho agora foi exposto às drogas, à prostituição, aos falsos amigos, as ilusões do mundo. Muitos são os casos de pessoas que perdem as suas famílias, destroem seus casamentos e filhos, por uma aventura passageira. A Bíblia alerta que há caminhos que para o homem parecem ser bons mas no fim são caminhos de morte (Pv. 14:12). Jesus veio para trazer restauração familiar, para curar os relacionamentos feridos no tempo da ignorância. Talvez o seu caso não seja com um filho, mas pode ser com o esposo ou a esposa, com o pai, com a mãe, com um irmão ou irmã. Muitos problemas aconteceram para destruir nossas famílias, mas Jesus agora está pronto para entrar em sua casa! (Jo 10:10).
Desenvolvimento
Deus tem projetos de paz para nós e não de mal. Tudo o que Deus fez é bom, porque Deus é um Deus bom. A família é projeto de Deus. A PRIMEIRA CÉLULA É A FAMÍLIA! A Bíblia diz: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa” (At. 16:31). É uma promessa da Palavra. Você precisa orar pela restauração e conversão de sua família. Nunca desista! Para a conquista do seu território familiar, você vai precisar testemunhar a sua mudança através de seu arrependimento, da humilhação, do perdão que se desatará através de sua vida (Tg. 4:10). Jesus em seu ministério trouxe muita restauração nas famílias. Ele andava de casa em casa, falando do Reino de Deus e promovendo a cura em meio as famílias em diversos momentos:
1) Ressuscitou o filho da viúva de Naim trazendo felicidade a uma mãe (Lc. 7:12-17);
2) Restaurou a dignidade da mulher samaritana diante de toda a cidade (Jo 4: 28-30);
3) Trouxe de volta à família o endemoninhado gadareno que vivia nos sepulcros (Lc. 8: 39)
4) Curou a sogra de Pedro (Lc. 4:37-40)
5) Libertou uma criança possessa de espíritos imundos devolvendo-a sã ao pai.
6) Ressuscitou a filha de Jairo.
7) Mudou a realidade da vida da mulher do fluxo de sangue.
A Igreja é formada por discípulos de Jesus. Discípulos são aqueles que seguem o Mestre, que pisam nas Suas pegadas, fazem o que Ele fez. Nós como discípulos, temos que aprender a gerar vida nas famílias, a começar pela nossa. Você pode ser o instrumento de resgate da vida de seus queridos. Ore por um milagre familiar, Deus vai ouvir a tua oração e tocar com mudança a sua família.
Conclusão
Devemos nos lembrar que o filho pródigo na parábola, teve que dar 4 passos para que houvesse reconciliação com sua família:
1- Lembrou-se que em casa tinha o melhor e não valorizou, teve que se arrepender.
2- Reconheceu o seu erro e teve que confessá-lo.
3- Humilhou-se a ponto de se tornar servo.
4- Tomou uma atitude para sair do chiqueiro e voltar ao encontro com sua família.
Você também pode ser um vitorioso na restauração de sua família, comece restaurando você mesmo. Quantos tombos a vida no mundo teve que te dar para que você viesse a ter um encontro com Deus? Agora você tem a oportunidade de se encontrar com Deus, com você mesmo e com sua família. “Entregue seu caminho ao Senhor, confie Nele, e tudo mais Ele fará”.
Pense:
- Quantas pessoas em sua família você precisa pedir perdão ou perdoar?
- Quanta destruição familiar você já viveu? Até quando você vai permitir continuar essa destruição?
- O que você tem feito com as pessoas que Deus te deu para cuidar (esposos, esposas, filhos, irmãos, etc.)?
– Se o ódio tem existido em seu coração a Bíblia mostra que:
a) Quem tem ódio no coração: anda em trevas e não há luz nele (I Jo 2:9)
b) O ódio produz uma vida de amargura – Pv. 15:17
c) O ódio atrai maldição – Pv. 26:2
d) O ódio nos conduz ao chiqueiro
e) Os que deixam o ódio tomar conta de seu coração serão castigados – Amos 1:11, 12
11O Senhor Deus diz: – O povo do país de Edom tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Fizeram guerra contra os seus irmãos, os israelitas, e não tiveram dó nem piedade. A raiva dos edomitas não parou, e eles conservaram o seu ódio para sempre. 12Por isso, eu vou pôr fogo na cidade de Temã, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas de Bosra.
f) Aquele que odeia seu irmão é comparado com um assassino – I Jo 3:15
O amor deve ser exibido até aos nossos inimigos, quanto mais às nossas famílias – I Pe 3: 8-12:
8 Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros. 9 Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês. 10 Como dizem as Escrituras Sagradas: Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. 11 Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la. 12 Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal.
A medida deste amor é o “meu eu” – Mc 12:33
Muitas vezes quebramos princípios espirituais e somos infelizes e colhemos frutos de nossas más atitudes e sofremos muitooooo.
Apelo:
Até quando você carregará o ódio, o rancor, a mágoa em seu coração? Até quando você estará lutando contra você mesmo? Está na hora de perdoar, está na Hora de ser abençoado e dizer SIM para a luz de Deus entrar em nosso coração.
Faça como o filho pródigo, tome os 4 passos que mudaram a sua vida. (volta aos 4 passos acima)
Que Deus nos abençoe, poderosamente.
Pastor Davidson D Freitas