Galeria

REFLEXÃO – Mateus 6:19, 20, 21 e 24 – Quem Você Ama? Deus Ou Mamom? – 22 de janeiro de 2022.

TEMA:  QUEM VOCÊ AMA? DEUS OU MAMOM? – 22JAN22. 

TEXTOS: MATEUS 6:19, 20, 21 e 24

19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;

20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;

21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

INTRODUÇÃO: 

  • Jesus adverte as multidões no Sermão do Monte quanto às Bem-aventuranças, bem como sobre o amor ao dinheiro em detrimento ao Seu amor.
  • Para Jesus, o direcionamento do nosso amor é fundamental para determinar a quem queremos servir.

DESENVOLVIMENTO:  

1. O QUE JESUS ENSINOU NO TEXTO?

a) Quem quer que seja Mamom, Jesus o coloca numa posição oposta a Deus

b) Que servir a um implica excluir o outro

c) Que amar a um é excluir ao outro

d) Jesus propõe que essa escolha é fundamental para o sucesso nas finanças

2. QUEM É MAMON E QUAL O SEU ALVO?

Espírito de Mamom (entidade demoníaca ligada à iniquidade) trabalha especificamente com a área do dinheiro nas pessoas. Ex.: Simão, o mágico

Atos 8:9-13  –  9 Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; 10 ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder. 11 Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas. 12 Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. 13 O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.

ALVO : ESSA ENTIDADE TEM CONSEGUIDO A ADORAÇÃO DOS HOMENS COMO O DEUS DO DINHEIRO.

3. COMO POSSO SABER SE ESTOU PRESO A MAMOM?

a) Sofro de preocupação e ansiedade sobre dinheiro? Mt 6:25 – Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

b) Não sei para onde foi o dinheiro? Mt 25:14, 29 (Parábola dos Talentos) 14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

c) Incapacidade de resistir ao desejo de comprar (compulsividade)Gl 5:23 – mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

d) Descontentamento contínuo – Fp 4:11 – Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 1 Tm 6:8 – Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

e) Servidão a dívidas (escravo do sistema de juros) Rm 13:8 – A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.

f) Desejo excessivo de possuir mais (cobiça) 1 Tm 6:17 – Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;

g) Incapacidade de dizimar (avareza) Lv 27:32 – No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao Senhor.

Como posso saber se estou livre de Mamom?

a) Entrego o dízimo regularmente ao Senhor? Com alegria no coração? Mt. 23:23 – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

b) Tiro ofertas (alçadas) (especiais) para o reino de Deus sem me preocupar se fará falta ou não? Prov. 11:24-25- 24 A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. 25 A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.

c) Sou sensível a toques divinos sobre ajudas específicas a alguém e obedeço a Deus com alegria nessas ocasiões?

d) Resisto com certa facilidade aos desejos de comprar algo que, na verdade, não estou precisando? Is. 55:2 – Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

CONCLUSÃO:

  • A quem você tem amor? Ao dinheiro ou às coisas de Deus?
  • Você tem gastado o seu tempo mais com Deus ou tem negligenciado o seu compromisso com Ele em detrimento à procura do dinheiro?
  • Mamom tem influência nas suas finanças?
  • Arrependa-se.
  • Entregue-se pessoalmente a Deus, confia-lhe toda a área financeira da sua vida. Ele te ama muito e vai libertá-lo de Mamom.

Amém.

Que as bênçãos do Senhor recaiam sobre nós!

Pr. Davidson Freitas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.